HUEM - Herbário da UEM
![]() |
CuradoraProfª Drª Maria Auxiliadora Milaneze GutierreE-mail : milaneze@uem.brTelefone: 55 (44) 3011-4665
|
Livro: Diversidade polínica de plantas da Floresta Estacional Semidecidual do Paraná
Artigo publicado: Cuadernos de Educación y Desarrollo
Coletâneas de fotos: Plantas da região de Maringá
HUEM – Herbário da Universidade Estadual de Maringá
O Herbário da Universidade Estadual de Maringá (HUEM) foi criado na década de 1980 objetivando documentar a flora dos remanescentes florestais da cidade de Maringá (PR).
A primeira curadora, a professora Irenice Silva, dedicada às plantas medicinais da região de Maringá, e nos anos seguintes, atuaram como curadoras as professoras Dra. Maria Conceição de Souza, Dra. Cassia Monica Sakuragui e Dra. Mariza Barion Romagnolo, todas do Departamento de Biologia da UEM, dedicando-se, especialmente, aos remanescentes florestais do noroeste do Paraná e da planície de inundação do alto rio Paraná.
A profa. Dra. Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre, atual curadora do HUEM, tem se dedicando aos fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual do município de Maringá e região, com destaque para os fragmentos urbanos.
Atualmente, no acervo HUEM estão mais de 40.500 exsicatas indexadas e 30.000 com fotos disponibilizadas no specieslink.net. Fabaceae é a família com maior número de mostras (27%), seguida de Myrtaceae (15%), Asteraceae (13%) e Melastomataceae (10%).
Sapindaceae (10 gêneros e 30 espécies), Bignoniaceae (Bignonieae, 13 gêneros e 35) e o gênero Mimosa (15 espécies) se destacam pelos estudos já concluídos no HUEM.
O HUEM está credenciado como Fiel Depositário junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério de Meio Ambiente; inserido na Rede Brasileira de Herbários, no Index Herbariorum, no Species Link e na Rede Paranaense de Coleções Biológicas (Taxonline), e está vinculado aos seguintes projetos de pesquisa: PELD/CNPq – sítio 6, Flora do Paraná on line e Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT). As principais coleções do HUEM estão compostas por amostras da Floresta Estacional Semidecídua, de plantas medicinais, de vegetação ripária e briófitas de diversas formações vegetais do Paraná.
Nos últimos anos, com apoio financeiro dos projetos relacionados ao INCT, ao NAPI Biodiversidade e NAPI Taxonline para divulgação científica e reconhecimento da biodiversidade, o HUEM obteve equipamentos para informatização da coleção, além de bolsistas especialmente contratados para informatização e identificação taxonômica das amostras.
A equipe HUEM dedica-se à obtenção de imagens detalhadas das espécies de plantas acervadas, e com elas elaboram artigos, livros e de demais materiais de divulgação científica (veja link das publicações acima).